Por uma boa causa! :)

Por uma boa causa! :)
O grupo com as t-shirts relativas ao projecto :)

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Testemunho da Mãe de Francisco (Dulce Bregas )


~A questão é,quando uma criança é diagnosticada com autismo,deve de imediato ter terapias,e infelizmente isso às vezes não acontece;daí advêm problemas,e vão regredindo até que ficam fechadinhos no seu casulo.O nosso cérebro é um músculo,sendo estimulado e trabalhado evolui,não sendo...bloqueia e adoece.

O Francisco nasceu muito bem,palrou,sentou-se aos 7 meses,gatinhou,e aos 9 meses já andava agarrado aos móveis;aos 11 meses andou sozinho.O único atraso que ele teve foi nos dentes que só apareceram aos 9 meses,daí a alimentação sólida ter ficado para mais tarde.
A partir dos 18 meses reparamos que ele falava sozinho,repetindo reclames ou episódios de desenhos animados,lia matrículas pois já sabia o abecedário todo,e os números até 10.Também aos 18 meses recomeçou a usar chupeta,a ter grandes crises de choro,a comer mal,e nunca deu sinal de largar a fralda.

Até aos 2 anos fui crucificada pela sociedade por ele ser "estranho",seria mimado,preguiçoso e eu má mãe.A fralda teria de saír pois na pré-escola não entrava com ela.Mas foi infrutífero.Não respondia quando lhe chamavam pelo nome,odiava tirar fotografias,era muito sensível à luz,em casa era sereno e dormia muito,na rua tornava-se eléctrico.

Primeiros contactos com psicólogos do centro de saúde foram horríveis,já que o problema seria meu e não dele.
Recorremos então a médicos privados,e a conversa mudou.O nosso sistema de saúde infantil não está de todo preparado para estes meninos,fazem a última coisa que se deve fazer:culpar os pais.

A 1ª consulta com a psicóloga denunciou logo o que o Francisco tinha,era autista e nós éramos bons pais,já que sem saber,o estimulávamos muito,eu era mãe a tempo inteiro,ele tinha jogos didácticos,passeios diários,uma família equilibrada e muito amor.

Comecei então a procura por terapias,começamos pela Hipoterapia(com cavalos),logo ali,o Francisco começou a construir frases completas,criou uma relação mágica com os cavalos.Fomos também encaminhados para uma Associação NECI onde começamos a ter apoio psicológico(pais)e o Francisco a ter terapias fabulosas,gratuítas.

O Francisco tem também uma irmã de 11 anos que foi de muito apoio para ele,mas sofreu um bocadinho no meio deste desespero todo,teve também apoio psicológico.Para ela nada fazia sentido já que o irmão sempre foi assim,porquê agora este drama?

Para mim o diagnóstico foi um alívio,e só fui abaixo passado um mês,e aí chorei muito.
Mas cada pai reage de maneira diferente.Com todas as ajudas que tivemos de terapeutas e principalmente da NECI,aos 3 anos e meio o Francisco começou a largar a fralda,foi inscrito na pré-escola numa sala com uma Educadora também conhecedora das diferenças,pois tinha trabalhado na NECI.Nos 1ºs dias houve muitos descuidos,mas com todo o carinho elas tratavam dele,pois eu era alheia aos direitos de uma criança diferente,mesmo de fralda ele teria direito a frequentar a escola.

Hoje é um Sr. de 4 anos e 3 meses,vai sozinho ao wc,não usa fralda nem de dia nem de noite.Ama animais,daí termos este mês entrado numa aventura maravilhosa de obter uma cadela Golden,que vai ser muito útil em terapias.

O Francisco come pouco e pouca variedade.No mês de Agosto de 2009,não teve terapia alguma e simplesmente ele deixou de comer.Recomeçando as terapias,recomeçou a comer mas menos variedade.Não passa fome,mas aos olhos de pessoas alheias ao autismo ele come "muito mal".Come massinha sem nada,pão,leite,iogurtes,e pizza.Só!Faz análises regulares e cresce muito bem.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O autismo explicado aos mais pequenos!

O que é o autismo?

Existem meninos e meninas que não vêem o mundo como tu. E não estamos a falar de não ver como os cegos, mas sim de não interpretar as coisas como tu fazes, de não conseguir associar alguém a chorar à dor ou tristeza, ou um riso à alegria, de não conseguir comunicar porque não liga as palavras ao que elas querem dizer. Estes meninos são autistas. Se calhar conheces algum ou tens um colega na escola que é autista.



Estes meninos precisam de ajuda para fazer coisas que para ti são simples, não porque não se consigam mexer ou falar, mas porque o cérebro deles não é capaz de processar a informação necessária para fazer estas coisas. Mas existem diversos níveis de autismo, e os meninos com um autismo ligeiro, podem, com ajuda e apoio, aprender a fazer quase tudo e levar uma vida normal.


(este pequeno texto foi retirado do site http://www.inr.pt/content/1/222/que-autismo , é uma excelente maneira de explicar aos mais novos o que é o autismo =) aconselhamos)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Características do Autismo



Uma vez que o nosso vídeo ainda não está pronto, decidimos colocar aqui um pequeno vídeo, que encontramos no youtube, sobre as características do autismo.

Esperemos que gostem :)