Por uma boa causa! :)

Por uma boa causa! :)
O grupo com as t-shirts relativas ao projecto :)

sábado, 30 de janeiro de 2010

Quem quer ajudar futuros terapeutas?



Foi com grande agrado e com grande satisfação que recebemos um mail da Isabel (mãe da Cecília, menina com Perturbações da Espectro do Autismo, com 8 anos de idade), que está disposta a ajudar-nos a encontrar mais um caso de um menino autista para que possamos filmar e para os respectivos pais darem o seu depoimento.
Fica aqui o post que a Isabel colocou no site  http://autistasdeportugal.ning.com/, nomeadamente http://autistasdeportugal.ning.com/profiles/blogs/quem-quer-ajudar-futuros?xgs=1&xg_source=msg_share_url , onde está expresso o seguinte texto de Isabel :

 Existe um grupo de alunos do 12º ano de uma escola de Vila Real, que vai fazer um trabalho sobre o AUTISMO.


Contactaram-me através da Dra. Rita Costa, da A.A.M.A. - Associação de Actividade Motora Adaptada, coordenadora da natação adaptada, na Piscina do Rego e no Lar Militar da Cruz Vermelha, no Lumiar, em Lisboa.

Solicitaram o meu testemunho como mãe de uma menina com autismo e se autorizaria a filmagem de 1 dia da Cecília, minha filha, de 8 anos, com Autismo. Concordei. Afinal, precisamos cada vez mais de técnicos especializados e vocacionados para trabalhar as crianças e jovens com dificuldades de desenvolvimento.

Nada melhor, do que se apaixonarem pela sua vocação desde muito novos, para se empenharem em estudar a fim de poderem ajudar futuramente, crianças e jovens o mais precocemente possível, a tornarem-se independentes e felizes.

Assim, já decidiram em grupo, descer até Lisboa, nos dias 5, 6 e 7 de Abril (férias da Páscoa).



Perguntam-me, se conheço algum pai ou mãe de um menino com autismo, e de preferência que residam em Lisboa, que também aceite colaborar com eles, neste trabalho escolar.



É neste sentido, que estou a deixar esta mensagem. Será que algum de vós, nestas condições, quererá colaborar com estes jovens produtivos.



A porta-voz deste grupo, 3, é a Sara Novais.

Deixo aqui o endereço deles: grupoapautismo@gmail.com, para dúvidas que vos possam surgir.


Um abraço forte para os graúdos e beijinhos para os miúdos

Isabel Barbosa
 
 
 
 
 
 
 
MUITO OBRIGADA PELA COLABORAÇÃO.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Testemunho de uma irmã

Paula, 18 anos, frequenta o 12º ano, tem um irmão autista 5 anos mais novo.





“Agora admiro a maneira dele ser. Aprendi a ver de outra maneira… aprendi a ver o que há de positivo nele, por exemplo, ele está sempre feliz, para ele nunca há problemas, nunca está mal disposto. Só está mal disposto por causa do computador porque se deixassem ele estava sempre no computador… ele explora os jogos e é muito bom nos jogos… e fala espontaneamente sobre os jogos de computador e de playstation. Ele é impressionante a jogar, … tem muito vocabulário de inglês. Fico espantada como ele sabe tanto e é tão competente no computador. No inglês ele sabe muitas palavras e muito vocabulário, às vezes quando não sei pergunto-lhe mas na conversação ele não consegue, é como no português. Eu penso muito como ele seria se fosse normal… porque ele é uma pessoa muito inteligente mas… se calhar não ia ser uma pessoa tão interessante. Eu tenho uma relação muito especial com este irmão. Eu gosto muito dele porque ele é muito afectivo, dá muitos abraços e muitos beijinhos, e eu gosto disso... Eu dou-lhe mais atenção do que eu aos outros irmãos. É o meu irmão do coração! É como eu digo, o João é o meu príncipe!”