Por uma boa causa! :)

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O grupo com as t-shirts relativas ao projecto :)

sexta-feira, 5 de março de 2010

Intervenção da Família

Tanto não Perturbação do Espectro Autista como noutras perturbações, o envolvimento da família é muito importante. Os pais não são apenas aconselhados pelos terapeutas, são co-terapeutas na medida em que participam no processo de delineação dos objectivos da intervenção únicos e específicos para aquela criança.
Estes têm direito de possuir a informação sobre as melhores formas de auxiliarem os seus filhos e de, em conjunto com o terapeuta, perceberem quais são os objectivos mais importantes para a criança. Como tal, devem estar consciencializados que a sua relação com os terapeutas deve ser harmoniosa e de confiança de modo a obterem o melhor para o seu filho.


Estratégias para os pais:

• Brincar com a criança sem comandar a brincadeira(Jelínková)

• Os pais devem explicar aos filhos que só as pessoas ignorantes fazem troça dos deficientes(Jelínková)

• Os pais devem recompensar o filho autista quando faz algo positivo(Jelínková)

• Os pais não devem forçar o filho a realizar actividades/brincadeiras que ele não gosta ou não consegue fazer, para que este não se sinta um falhado(Jelínková)

• Os pais devem interagir e incentivar a criança á realização de actividades da vida diária, como ir levar o lixo, colocar a mesa, tomar banho, vestir-se sozinho etc(Jelínková)
• Os pais devem ser informados de que é normal o seu filho autista não corresponder aos seus sentimentos (Jelínková)

• Devem ensinar a iniciar, manter e terminar uma determinada interacção,
nomeadamente numa conversa (Martins, 2000)

• Devem encorajar a presença de um amigo que brinque com a criança em casa(Martins, 2000)

• Devem inscrever a criança em associações, agremiações, ou clubes, como por exemplo os Escuteiros(Martins, 2000)

• Os pais devem levar o filho autista a passear em locais públicos(Mello)

• Devem organizar actividades em horários pré-fixos por forma a estabelecer uma determinada rotina, como por exemplo, jantar, vestir o pijama, colocar na cama e apagar as luzes(Mello)

• Em algumas actividades do dia a dia, que se tornam rotineiras, a orientação para os pais deve de ser a de fomentar a variabilidade, como por exemplo, mudar o seu local na mesa, variar o canal da TV preferido dele, alterar o caminho para a escola, pois estas não são imutaveis e é bom que aprenda isto desde cedo(Mello).
Pais que tenham outros filhos para além do filho autista:

• Os pais devem explicar aos irmãos saudáveis que o irmão é autista, explicando-lhes o que significa essa deficiencia, evitando que mais tarde estas crianças criem a sua propria definição de autismo(Jelínková).


• Os pais devem reservar pelo menos alguns minutos por dia para falar da criança autista aos irmãos(Jelínková).

• Os pais não devem fazer distinções entre o filho saudável e o filho autista(Jelínková).

• Os pais devem gerir as actividades entre os irmãos para reduzir o insucesso(Jelínková).

• Os irmãos devem brincar juntos para ajudar na interacção social do filho autista (Jelínková).
Programa de intervenção dirigido para casa

O programa dirigido para casa é baseado no modelo de DIR e prevê:

• Interacções espontâneas e desenvolvimentalmente apropriadas

• Interacções semi-estruturadas – resolução de problemas

• Actividades motoras

• Actividades sensoriais

• Actividades visuo-espaciais

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